Notícias

Presidente do TRF5 inaugura Centro de Conciliação da Justiça Federal em Alagoas

25/08/2016 - 19:05

O presidente Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Rogério de Meneses Fialho Moreira inaugurou, no início da noite desta quinta-feira (25/08), o Centro de Conciliação da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), junto com o diretor do Foro da JFAL, juiz federal Frederico Wildson da Silva Dantas e o coordenador dos Juizados Especiais Federais de Alagoas, juiz federal Sérgio de Abreu Brito.

Rogério Fialho disse estar pessoalmente empenhando para que todos os estados da 5ª Região disponham de centros de conciliação, tão importante para evitar litígios e conflitos no Judiciário.

“Sempre gostei de conciliar, desde que iniciei em Campina Grande, até chegar em João Pessoa, quando optei em permanecer nos Juizados Especiais, e no Tribunal, onde também coordenei essa área”, disse o presidente do TRF5, ao citar ainda ações também fora da área de Juizados Federais, onde atuou em prol de conciliações como a da Transposição e a Transnordestina, ou questões de terras junto ao Incra. Segundo o desembargador, já foram inaugurados centros de conciliação em Pernambuco, Ceará e Alagoas. Os próximos serão na Paraíba e em Sergipe.

O desembargador Rogério Fialho defendeu não apenas as tentativas de conciliação, mas, sobretudo, o planejamento de ações junto aos órgãos parceiros como a Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério Público para uma maior conscientização sobre a importância do fim dos litígios, principalmente depois do novo Código de Processo Civil Brasileiro.

O diretor do Foro, juiz federal Frederico Dantas citou a importância do Centro de Conciliação na Justiça Federal, mesmo estando instalado, provisoriamente, num espaço modesto até que seja transferido para o primeiro andar, após o término da reforma do prédio sede da JFAL. “É simples, mas tudo foi feito com muito cuidado e capricho”, falou ao agradecer a diretora administrativa, Helena Ferreira em nome de toda a equipe. “Hoje é uma prioridade que a conciliação e a mediação aconteçam de forma profissionalizada, sistematizada, pois uma solução negociada sempre é a melhor, conforme foi ainda mais evidenciada desde 2015 com o novo Código de Processo Civil”, disse Dantas.

O coordenador dos Juizados Especiais Federal da JFAL, juiz federal Sérgio de Abreu Brito, afirmou que a criação dos Centros de Conciliação acabam com a figura estanque de eventos esporádicos como a “Semana da Conciliação”, à medida que dispõe de uma organização e um espaço com esse objetivo. “Aqui em Alagoas temos altos índices de conciliação, mas este espaço vem reforçar, por isso hoje é um dia especial”, ressaltou.

A solenidade contou com a presença de Juízes da JFAL, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas,Caixa Econômica Federal, da juíza presidente da Associação dos Magistrados de Alagoas, Fátima Pirauá e do procurador da República chefe do Ministério Público Federal em Alagoas, Rodrigo Tenório.

Com informações da Comunicação da JFAL

Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

Ícone: Enviar email Enviar por e-mail

Ícone: Imprimir Imprimir