Logo do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Núcleo de Assistência à Saúde

Núcleo de Assistência à Saúde - Odontologia

Odontologia


A Seção de Odontologia do NAS dispõe de cinco profissionais, especializados nas mais diversas áreas. São prestados serviços de assistência odontológica preventiva e clínica em diversas áreas do conhecimento odontológico, visando a promoção e recuperação da saúde e estímulo à adoção de hábitos de vida saudável dos magistrados, servidores e estagiários de nível médio.

Os procedimentos são realizados dentro de um rigoroso controle de biossegurança. Os equipamentos e materiais de consumo utilizados para os atendimentos possuem controle de qualidade e validade definidos em critérios rígidos de segurança, garantindo a excelência na prestação de atendimentos odontológicos de baixa e média complexidade, que não necessitem de etapas laboratoriais.

1.1 Principais Serviços da Área Odontológica

Serviços da área de odontologia

1.2 Perícias oficiais em odontologia

Em que consiste?

Consiste na avaliação técnica de questões relacionadas à saúde e à capacidade laboral. Podem ser singulares, ou seja, compostas por um odontólogo ou realizadas por junta odontológica, formada por três odontólogos.

Como é realizada?

a. No caso de licença para tratamento de saúde (LTS):
Guia visual de como fazer um tratamento de saúde

- O atestado deve conter identificação do servidor e do profissional emitente e seu registro no conselho de classe, o nome da doença ou agravo, codificado ou não, e o tempo provável de afastamento, todos os dados de forma legível.

- O atestado deverá ser apresentado à Unidade de Saúde no prazo máximo de três dias, contados da data do início do afastamento do servidor.

-Atestados enviados após período mencionado no item anterior não serão analisados, salvo quando o atraso for justificado e aceito pela Administração.

- A depender do período de licença solicitado, de licenças anteriormente concedidas, das informações do atestado o paciente poderá ser submetido a avaliação presencial singular ou por junta médica.

b. No caso de licença por motivo de doença em pessoa da família (LTPF):

Para efeito de concessão da licença prevista neste item, considera-se pessoa da família:

Guia visual de como fazer um tratamento de saúde

- O atestado deverá conter a justificativa quanto à necessidade de acompanhamento, a identificação do servidor e do profissional emitente e seu registro no conselho de classe, o nome da doença ou agravo, codificado ou não, e o tempo provável de afastamento, contendo todos os dados de forma legível.

- O atestado deverá ser apresentado à Unidade de Saúde no prazo máximo de três dias corridos, contados da data do início do afastamento do servidor.

-Atestados enviados após período mencionado no item anterior não serão analisados, salvo quando o atraso for justificado e aceito pela Administração.

- Caso o atestado não contenha os elementos necessários conforme acima descritos o paciente poderá ser submetido a avaliação pericial presencial, independentemente do número de dias de afastamento solicitado.

- Quando necessária a avaliação pericial presencial será realizada no familiar ou dependente do servidor.

- A licença somente será deferida se a assistência pessoal do servidor à pessoa da família for indispensável e não puder ser prestada, simultaneamente, com o exercício do cargo ou mediante compensação de horário.

Observação: Ver Serviços de Apoio Administrativo para maiores detalhes em relação aos procedimentos para licenças.

1.3 Programa busca saudável

Direcionado aos estagiários de nível médio, há o. Um Conjunto de atividades voltadas para promover e assistir a saúde dos estagiários de nível médio, como forma de contribuir para aumentar as chances de ingresso desses jovens no mercado de trabalho. Inclui a realização de atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, bem como a realização de palestras e a oferta sistemática de atendimentos psicossociais.

Dentistas NAS


Dra. Degilane Soares Chaves

Cirurgiã-dentista
Atuação

Dra. Araceles Gonçalves Miranda

Cirurgiã-dentista
Atuação

Dr. André Gustavo

Cirurgiã-dentista
Atuação

Dra. Verônica Pontual

Cirurgiã-dentista
Atuação

Dra. Carla Acevedo

Cirurgiã-dentista
Atuação